Assim como a música, os perfumes também possuem notas para serem sentidos da maneira mais agradável, levando em consideração o gosto pessoal de cada indivíduo. Mas, enquanto as notas musicais totalizam sete, as notas de perfume utilizam dezenas de famílias olfativas para comporem as três categorias que formam o arranjo final do produto. Achamos isso encantador, é você?

Vem saber mais….

As notas olfativas são combinações equilibradas de substâncias aromáticas, responsáveis por doar ao perfume sua personalidade ímpar. Dividida em 3 tipos, elas são disseminadas e percebidas pelas nossas narinas em momentos distintos, ou seja, as notas olfativas dos perfumes são classificadas de acordo com a ordem em que evaporam, sendo elas: as de cabeça (também conhecidas como “saída” ou “topo”), as de coração (que podem ser chamadas como “meio” ou “corpo”) e as de fundo (também denominadas de “base”). Isso explica bastante o fato de as fragrâncias mudarem na nossa pele, à medida que o tempo passa.

 

Notas Olfativas de Topo (A primeira impressão sempre fica)

Estas notas podem ser comparadas aos primeiros acordes de um perfume, pois são percebidas logo no primeiro contato com o produto. Mas, assim como são as primeiras a atingirem o nosso olfato, também evaporam com uma velocidade impressionante.

 

Notas Olfativas de Coração (“Só se vê bem com o coração”)

Por evaporarem mais lentamente, essas notas olfativas dão personalidade ao produto, apresentando-se realmente como o corpo da fragrância, a sua identidade. Elas chegam ao olfato logo após a evaporação das notas de cabeça, quando o perfume começa a ser absorvido pela pele.

 

Notas Olfativas de Fundo (O momento certo da evolução)

As notas de fundo ou de base aparecem na transição das notas de coração, sendo possível perceber as duas atuando conjuntamente, o que acaba sendo considerado o tema principal do perfume. Mas, são as notas de fundo que dão profundidade e solidez à fragrância, promovendo uma fixação muito mais duradoura.

Por serem derivadas de moléculas maiores e mais pesadas, essas notas olfativas evaporam mais lentamente, podendo perdurar por um longo período, inclusive na roupa. Perfumes dessa natureza costumam ter em sua composição substâncias integrantes das famílias amadeirada, oriental e especiarada (derivadas de especiarias).

Gosto dessas informações? Compartilhe com amigos